Trailerama: O Roqueiro Que a Terra Conheceu

Postado por Luis Calil

Vamos ver o que os mais novos trailers têm para nos oferecer:


O Dia Em Que a Terra Parou: Eu não sei se colocar o Keanu Reeves pra interpretar um alienígena é um toque de mestre – ele é um ator incompetente demais pra fazer um ser humano convincente – ou a falha fatal – ele parece retardado demais pra fazer uma inteligência superior – e esse trailer não é o suficiente para esclarecer a dúvida. Algumas das composições são elegantes, mas o IMDB revelou que o responsável por elas é o mané que dirigiu O Exorcismo de Emily Rose, e pouco me dói mais do que ver projetos de ficção científica na mão de manés. A premissa didática (uma versão menos retardada de Fim dos Tempos), no entanto, não tem muita utilidade; se alguém vai convencer a humanidade a interromper sua destruição da natureza, não vai ser o Johnny Mnemonic, eu te garanto.


The Rocker: Já esse é um caso onde a premissa tem potencial, mas vai obviamente ser desperdiçada. É sobre um ex-rockeiro duma banda de glam metal (é o que pareceu) dos anos 80 que fracassou, e agora foi convidado pelo seu sobrinho para substituir um baterista suspenso da banda dele no show da festa de formatura. Se tratada com cuidado e inteligência, essa idéia pode se tornar algo excelente como Escola de Rock. Mas se o trailer serve de indicação, o humor mais sofisticado que você vai encontrar em The Rocker é um objeto voando em alta velocidade rumo à cabeça e/ou testículos de alguém. Essa não é a minha idéia de entretenimento.


Knowing: Outro caso de “grande potencial desperdiçado”. Eu ouvi falar dessa história há um bom tempo, quando o Richard Kelly (R.I.P.) ainda estava envolvido na produção; depois, ela foi passando de mão em mão até cair nas do diretor Alex Proyas (Dark City, Eu, Robô) e de Nicolas Cage. É sobre uma capsula do tempo de 50 anos atrás que é desenterrada, e que guarda vários textos de crianças falando sobre como eles acharam que o futuro seria. Uma delas desenhou uma porrada de números, e um professor acredita que os números são as datas de todas as grandes catástrofes que ocorreram nos 50 últimos anos. I.e. O Pequeno Nostradamus. Mesmo Proyas sendo um cineasta acima da média (o que não chega a ser um elogio), o trailer não me deu muita esperança. Talvez o problema seja Cage: pouco tempo atrás ele fez outro thriller (estúpido) em que seu personagem previa o futuro, e pra aumentar o senso de deja vu, ele continua com um dos piores cortes de cabelo de todos os tempos[1].

Mas a idéia também parece estar sendo mal desenvolvida. Pra começar, precisa ser todas as grandes catástrofes dos últimos 50 anos? É algo que claramente indica que a carta é alguma força sobrenatural. Seria mais interessante se fossem só tragédias cuja causa é humana (tipo ataques terroristas); isso abriria espaço para uma investigação sobre quem escreveu as cartas, e se o cara é possívelmente o responsável pelas tragédias (pouco plausível[2], mas pelo menos não ia envolver premonições). E o trailer conta que a próxima catástrofe é “amanhã” (ela é mostrada), o que indica que a tensão gerada pela dúvida sobre veracidade da carta será totalmente ignorada em favor de destruição, explosões e morte. Hollywood nunca perde o charme.

[1] Eu não pagaria dezenas de milhões de dólares pra colocar o Cage num filme meu a não ser que estivesse estipulado no contrato que ele só seria permitido no set completamente careca ou com alguma peruca ultra-high-tech completamente convincente.

[2] Na verdade, eu consigo ver o Joshua bolando um plano desses.

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Cinema

3 Respostas para “Trailerama: O Roqueiro Que a Terra Conheceu

  1. Fabiano Ristow

    O Exorcismo de Emily Rose é massa.

  2. Massa estragada, fedendo a enxofre.

  3. Acho que é óbvio que The Rocker não vai ser comparável a Escola do Rock e provavelmente vai ser meio idiota, mas tem o Rainn Wilson no elenco e ele geralmente é engraçado o que deve fazer o filme não ser um lixo total.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s