Toda a perspicácia da nossa PF

Postado por Fabiano Ristow

O assunto da moda é o banqueiro Daniel Dantas [1]. Porque sim, pra quem ainda não percebeu, existem modas no universo noticioso.

Elas não são desencadeadas pelas estações do ano, precisam se ajustar às idiossincrasias jornalísticas. O gatilho geralmente é um evento isolado que abre uma seqüência de outros semelhantes.

Se a Madeleine some, somem mais 300 crianças na semana seguinte. Se um avião bate, explode e mata 199 pessoas, logo batem e explodem outros cinco dias depois. Se a Isabella é arremessada do sexto andar pelo pai, em pouco tempo vários outros pais vão se predispor a matar seus filhos das formas mais formidavelmente apavorantes [2].

****

Como eu dizia, a bola da vez é o Daniel Dantas. O caso até ganhou repercussão lá fora, só que um jornal italiano publicou a foto do ator, não do banqueiro. A gente instantaneamente pensa que só um jornalista muito retardado e sem a menor capacidade de apuração cometeria tão tresloucado ato.

Mas, pensa só. O cara deve ter ido no Google, digitado o nome do respectivo e parado no site de Ciranda de Pedra, onde o personagem Natércio, interpretado pelo ATOR, é descrito como um homem “extremamente prepotente, autoritário e ambicioso pelo poder”. O italiano, compreendendo o significado dessas palavras devido à parca semelhança latina entre as duas línguas, deve ter pensado: “Este é uomo!”, afinal, dal frutto si conosce l’abero.

****

Enfim, chega de hiatos. Daniel Dantas é o homem das primeiras páginas, das escaladas, do primeiro bloco dos telejornais. Ele é acusado de corrupção ativa no processo da Operação Satiagraha, que tem o objetivo de desmontar um esquema de desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro. Mas não estou aqui para lhes informar sobre o caso, porque há centenas de outros sites mais úteis que o Discreto Blog para isto.

O que eu quero frisar é a criatividade incomparável da nossa Polícia Federal para batizar suas operações. Ela é um verdadeiro poço de cultura e perspicácia, que recorre a referências históricas e mitológicas. Satiagraha, por exemplo, é o nome usado por Ghandi para o seu protesto pacífico contra a ocupação inglesa na Índia [3]. Mas isso não é nada.

Em abril, tivemos a Operação Titanic, para desarticular uma organização criminosa instalada no cais do porto de Vila Velha. Irônica, essa nossa PF. A Operação Zumbi, de 2004, prendeu 16 pessoas de uma quadrilha que usava nomes de pessoas mortas para receber benefícios do INSS.

Do mesmo ano, tem a “Operação Poeira No Asfalto”, para desmantelar uma das principais quadrilhas especializadas em fraudar e falsificar combustíveis. E no ano passado tivemos a Operação Cavalo-de-Tróia, em que policiais civis e militares prenderam 59 pessoas (acusadas de tráfico de drogas) saltando de dois caminhões no meio de uma festa realizada numa chácara e pegando todo mundo no flagra. Surpresa.

Criatividade a nossa PF tem de sobra. Se tem competência, bem, pensemos que estamos falando de um dos raros órgãos ainda não mergulhados em fezes. O problema é quando chega a hora do julgamento. Porque, como é sabido, a polícia e a justiça são como banana e mamão: enquanto um prende, o outro solta.

****

[1] No entanto, a moda já demonstrava suas tendências há alguns anos.

[2] Ou os filhos podem decidir matar seus pais – algumas variações são válidas, basta o enfoque recair sobre o âmbito familiar.

[3] Não, eu não entendi o que Dantas tem a ver com Gandhi, Índia e independência. Discutam.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Atualidade, Imprensa, Politica

Uma resposta para “Toda a perspicácia da nossa PF

  1. Tisf

    O nome Satiagraha tem a ver com a tradução “busca da verdade”. Por isso o nome, já que parece que todos os escândalos dos governos FHC/Lula tiveram o Dantas envolvido. Descobriram até que ele tentou impedir a reeleição do Lula em 2006. Wtf né?
    Agora voltemos aos nomes. Você citou poucos aí. Tem milhares. Só esse ano teve a Operação Toque de Midas, Operação Psicose, Bicho Mineiro, Serpente Negra, Teimoso, Neve no Cerrado (essa é ótima), Nêmesis, Telhado de Vidro, etc, todas essas só em 2008. Tem uma lista aqui das demais: http://www.dpf.gov.br/DCS/operacoes/indexop.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s