Trailerama: Quem Vigia O Batman Do Futuro?

Postado por Rodrigo Pinder

A seguir, duas amostras antagônicas do que esperar nos cinemas daqui a aproximadamente um ano:

Watchmen: Quando foi anunciado que a adaptação cinematográfica da graphic novel mais aclamada de todos os tempos – notória por sua complexidade temática, sua maturidade e seu tom frio, realista e sarcástico – seria deixada nas mãos do diretor de 300, uma dúvida pertinente surgiu na cabeça dos admiradores da obra de Alan Moore: será que Zack Snyder, cuja sensibilidade aparentemente se equipara à de um moleque de 14 anos, teria a capacidade de sequer entender o tom de Watchmen, quanto mais de reproduzi-lo em um filme?

O trailer parece confirmar o que já era um tanto previsível: como em 300, há uma preocupação obstinada com a reprodução exata de certos quadros icônicos da HQ. E, como em 300, a coisa toda é visualmente histérica e artificial. A diferença é que Os 300 de Esparta já era uma minissérie bastante adolescente e estilizada, então as frescuras visuais do Sr. Snyder acabaram servindo como uma luva na versão cinematográfica. Watchmen, por outro lado, pedia um mise en scène naturalista, cru e sombrio, algo similar ao que Christopher Nolan acabou de fazer em O Cavaleiro das Trevas.

A maldição da bastardização das criações de Alan Moore continua firme e forte, aparentemente. O principal problema de V de Vingança, Do Inferno e A Liga Extraordinária foram roteiros que deturpavam excessivamente as obras originais, roubando-as de sua complexidade e maturidade. Três das graphic novels mais prodigiosas e importantes já escritas viraram filmes genéricos com alguns detalhes peculiares. Utilizando seu recém-adquirido poder para quebrar a maldição, Snyder bateu de frente com os engravatados, exigindo, dentro do possível, fidelidade absoluta.

Ou seja, ele tinha boas intenções. Seu coração estava no lugar certo. Mas um roteiro fiel não adianta nada se o visual não acompanha o tom da história, e o visual é particularmente importante nesse caso, já que muitos dos recursos literários utilizados por Moore são simplesmente intransponíveis para a linguagem cinematográfica. Reproduzir a composição exata de imagens da obra original é louvável, mas irrelevante se estas reproduções estão inseridas num contexto desvairado. Trocando em miúdos, não dá pra colocar o Michael Bay pra fazer um remake de Cidadão Kane e esperar um resultado decente.

A sensação geral é enfatizada pelo uso de um remix de uma música do Smashing Pumpkins (será que a criatividade do Billy Corgan secou totalmente ou eles tinham que usar essa música, porque ela é “apocalíptica”?), cuja versão original pode ser encontrada na trilha de outro filme envolvendo pessoas fantasiadas: Batman & Robin. Que essa coincidência sirva como presságio do desastre que está por vir.

Terminator Salvation: Christian Bale está aparentemente criando o hábito de ressucitar franquias moribundas. Eu até gostei de O Exterminador do Futuro 3 (é um filme ágil, econômico, com boas cenas de ação e um final corajoso), mas a maioria das pessoas parece discordar. Este teaser de Terminator Salvation anda acendendo uma certa esperança, mas será que o Batman vai ser o suficiente? Agora, além da ausência de Sarah Connor, nós temos, pela primeira vez, a ausência do Governator: o andróide T-800 será incorporado pelo relativamente desconhecido Roland Kickinger.

A julgar pelo pouco que podemos ver no vídeo acima, o diretor McG já demonstra, no mínimo, mais versatilidade que Zack Snyder: o clima apocalíptico da série é sugerido principalmente através de uma claustrofobia silenciosa que não podia estar mais distante do excesso pop encontrado em As Panteras. Se o filme seguir essa linha, já temos algo a aguardar ansiosamente na temporada blockbustereana de 2009. Se outra pessoa totalmente diferente tiver feito o trailer, no entanto, coloquem esse cara para dirigir a próxima seqüência.

Anúncios

6 Comentários

Arquivado em Cinema

6 Respostas para “Trailerama: Quem Vigia O Batman Do Futuro?

  1. Diego (Dirhil)

    Não atualizam mais?

  2. Pois é. Desistiram do blog? Foram abduzidos? ¿Que pasa?

  3. O blog está em hiato enquanto nós investigamos pistas de avistamentos de UFOs.

  4. Lilian

    Oxe! Acabou foi?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s