Reduzindo a Mostra de SP a Comentários Banais

Postado por Luis Calil


                                                                        Muito caro!”

Amanhã eu chego em São Paulo e começo a assistir filmes de arte da Mostra de SP aos montes por 6 dias, e de quebra o show do The National no TIM Festival. Tentarei providenciar curtos comentários sobre tais filmes de arte e tal show do The National diariamente neste local. Você pode querer checar aqui de vez em quando essa semana. Você pode não querer fazer isso. A escolha é sua. Ninguém vai ter forçar a fazer nada. Cada um Vive Como Quer.

Essa é a minha provável programação, caso você queira me perseguir:

Terça 21

Procedimento Operacional Padrão – 14:50 – Unibanco Arteplex
Novo filme do Errol Morris. Fabiano Ristow uma vez me pediu pra fazer um trabalho de faculdade dele sobre um documentarista, e eu fiz um enorme sobre a vida e filmografia de Errol Morris. Eu tirei a maior nota da sala dele. Agora eu estou recompensando o Morris.

O Casamento de Rachel – 17:40 – HSBC Belas Artes
Raquel está se casando.

Sinédoque, Nova Iorque – 21:40 – IG Cine
Charlie Kaufman está debutando.

Quarta 22

A Rotina Tem Seu Encanto – 13:30 – Cinesesc
Sim, Ozu. Ela tem.

Programa de Curtas 1 – 16:00 – Espaço Unibanco
Eu quero ficar deprimido com a nova geração de cineastas brasileiros, e consequentemente aumentar a minha auto-estima sobre o meu trabalho.

Horas de Verão – 19:20 – Cine Bombril
Assayas.

Quinta 23

Adoração – 15:50 – Cine Bombril
Egoyan. 

Duska – 18:30 – Reserva Cultural
Duska.

(Não, sério. Não tem mais nada pra ver nesse horário e a premissa me pareceu semi-agradável)

Depois da Escola – 22:10 – Espaço Unibanco
Mike D’Angelo, J. Hoberman e Dennis Lim todos adoraram esse filme. O diretor tem 25 anos de idade. Foi descrito como O Apanhador no Campo de Centeio dirigido por Kubrick. As vezes é ver pra crer. 

Sexta 24

Mistéryos – 15:30 – Espaço Unibanco
Também não tenho nada pra ver nesse horário. Acabei vendo o trailer desse filme brasileiro no YouTube e achei interessante (de um jeito ridículo). Não sei se vou assistir. Se alguém souber alguma coisa sobre ele, me avise.

O Silêncio de Lorna – 17:10 – Espaço Unibanco
Lorna está quieta. E agora? Lá vem o drama.

Meu Winnipeg – 20:10 – Unibanco Arteplex
Por que o pronome está no masculino? Winnipeg é uma cidade macho? Não faz diferença, pois eu vou me referir a este filme a partir de agora como Peg No Meu Winni.

Sábado 25

Leonera – 12:00 – Cine Bombril
Sobre uma mulher na cadeia, pra começar o sábado daquele jeito.

Revanche – 15:50 – HSBC Belas Artes 
*Guitarrinha rítmica de Kill Bill começa a tocar*

The National @ TIM Festival – 21:00
Nothing like this sound I make
That only lasts the season
And only heard by bedroom kids who buy for that reason

Domingo 26

A Fronteira da Alvorada – 14:20 – Cine Bombril
Vamo ver de qual que é a desse Garrel.

A Espada da Maldição – 16:50 – Cinemateca Petrobrás 
Vamo ver de qual que é a desse Okamoto.

O Canto dos Pássaros – 21:30 – HSBC Belas Artes 
Na última mostra que eu fui (a de 2006), o filme final foi o espetacular Dia Noite Dia Noite que não só superou minhas expectativas mas me deixou atordoado por meia hora depois da sessão. Não acredito que o mesmo irá acontecer com esse filme, mas nem tudo são flores.

Segunda 27

Não encontrei nenhum filme interessante programado a tarde. Meu ônibus só sai a noite. Vou ter que arranjar algo pra fazer. Dicas serão aceitas. 

***

O outro escritor do blog, Rodrigo Pinder, também irá me acompanhar em várias destas sessões, e também irá proporcionar comentários ao decorrer do festival. O Ristow, que já entrou e saiu da Mostra de SP, também vai escrever algo.

Mas não, não é um retorno do Discreto Blog como ele era. Nossos posts serão provavelmente bem mais… discretos.

4 Comentários

Arquivado em Cinema

4 Respostas para “Reduzindo a Mostra de SP a Comentários Banais

  1. Fausto

    Detalhe importante, o diretor de DEPOIS DAS COLA é brasileiro. Ítalo-brasileiro americanizado, mas brasileiro.

  2. Os pais são brasileiros, mas pela entrevista que eu vi no YouTube, ele parecia 100% americano.

  3. Ristow

    Eu falo português fluentemente, Luis, e não sou brasileiro.

  4. Ristow, eu quis dizer ele não soou retardado na entrevista.

Deixe um comentário

