Grizzly Bear “AmericanIdolizam” Seu Novo Single

Postado por Luis Calil


michael_mcdonald

Ele meio que lembra um urso. Polar.

Pense na sua música favorita desses últimos tempos. Qualquer uma. Agora imagine que a banda decidiu remover a gravação vocal original, que você já conhece tão bem quanto a palma da sua mão [1]. Apreensivo? Imagine então que o cantor que eles decidiram chamar pra gravar um vocal substituto é o Ed Motta. A não ser que a música que você escolheu seja do Ed Motta, a idéia deve soar no mínimo maliciosa.

Foi justamente isso que a devidamente venerada banda indie-folk-rock-psicodélico-etc Grizzly Bear decidiu fazer pro lado-b do novo single deles, “While You Wait for the Others”. O convidado foi Michael McDonald, o equivalente americano a essa modalidade de cantores soul/brega tipo Ed Motta, Fábio Junior, etc. De acordo com essa entrevista, McDonald é fã da banda, e foi inicialmente convidado só pra adicionar alguns backing vocals aqui e ali (como se essa banda, onde todos os membros cantam em praticamente todas as músicas, precisasse de mais backing vocals). Acabou que eles gostaram tanto das adições do barbudo grisalho que decidiram empurrar de lado o vocal maravilhosamente tremido e aveludado de Dan Rossen e colocar a monstruosidade que é a voz de McDonald no cockpit.

O resultado é monstruosamente divertido. Escutem:

As afetações e melismas dessa performance do McDonald, numa música ruim, seriam basicamente intragáveis, mas a composição robusta de “While You Wait” garante um habitat adequado. Cada entortada na linha vocal é refrescante, especialmente pra alguém que já ouviu essa música num loop infinito.[2]

Isso me lembra das vezes que assisti American Idol e pensei no quanto todas aquelas vozes “épicas” seriam desperdiçadas em canções banais. Este lado-b é o exemplo do quão agradável e (sim) emocionante pode ser colocar esses tipos treinados/afetados numa música que você realmente gosta. Por mais que ele soe pastelão, McDonald também soa como se estivesse incorporando a música com toda a sua alma, o que eu inevitavelmente interpreto como um elogio à banda e ao seu trabalho. O que me leva a outra notícia Grizzly Bearica:

Sim, aqueles ali são Jay-Z e Beyonce curtindo “Ready, Able” ao vivo num show que a banda fez em NY esse domingo. Não é adorável? Jay-Z também deu uma entrevista recentemente falando o quanto ele é fã de Grizzly Bear e o quanto ele espera que o “indie rock motive o hip-hop a ir mais longe”. Embora essa última afirmação seja implausível, o seu elogio ao Grizzly me fez lembrar que eu decidi investigar a banda em 2007 depois de ouvir artistas admiráveis (The National, Feist, Radiohead) falando variações de “eles são a melhor banda do momento.”

Eu só percebi recentemente que acho mais agradável quando outros músicos aprovam uma banda que eu gosto do que quando a crítica o faz. Não faz diferença se o músico é alguém que eu respeito (Jonny Greenwood) ou não (Michael McDonald); inclusive, o meu respeito pelo músico que elogia uma banda favorita minha inevitavelmente sobe. Seja a Miley Cyrus reclamando do quanto ela ficou decepcionada por não poder ter conhecido o Thom Yorke no último Grammy, ou o Thom Yorke colocando Burial pra tocar num webcast e dançando como um maníaco – essas pessoas gostam do que eu gosto, e por isso eu gosto mais delas. É uma lógica de Ensino Médio, mas é inescapável.

grizzly-bear

***

[1] De onde saiu essa expressão? Quem fica olhando pra própria mão e decorando as linhas? Ciganos? Eu não faço idéia de como é a palma da minha mão. Se eu tivesse numa situação onde as mãos de várias pessoas são cortadas e misturadas (idéia pra Jogos Mortais VI?), eu não conseguiria achar a minha. A não ser que as outras pessoas fossem negras.

[2] Inclusive, o Dan Rossen roubou uma das variações da melodia pros seus shows ao vivo mais recentes: é a que o McDonald faz no segundo refrão quando canta “We all fall through”. Notei pela primeira vez quando assisti o webcast[3] do show deles no festival da Pitchfork. Dan cantou essa variação e deu um sorrisinho olhando pro lado – eu havia interpretado como “Olha só, até que saiu legal.” Agora eu descobri que é o sorriso de um ladrão bem sucedido.

[3] O webcast do show do Grizzly Bear no festival Pitchfork foi gravado (por mim, um verdadeiro fã dedicado) e pode ser baixado aqui. Eles tiveram problemas de som, o que foi estressante e sugou um pouco da energia. Mas mesmo com problemas, a magia do Grizzly é evidente.

3 Comentários

Arquivado em Música

3 Respostas para “Grizzly Bear “AmericanIdolizam” Seu Novo Single

  1. Wanderson

    Muito bom. Se mantiverem isso aqui atualizado, vai chover de mulher na horta de vocês. Mande pra mais cinco blogs que falem sobre Grizzly Bear.

  2. Adoro a música mas estou meio que indiferente ao cover. Acho que pra servir de alguma coisa tinha que ter pelo menos outros Ed Morsas no backing vocal, em vez dos Bears (como vc disse, já estão todos eles cantando em todas as faixas). Outra versão da música no lado B de um single dificilmente foge de ser redundante. Talvez por isso eu nunca ouça CDs-single. Enfim, deve funcionar pra eles como uma bela piada interna, e quem adora a banda vai aderir à piada. De qualquer forma, foi sem dúvida a escolha certa pra segundo single. É facilmente a melhor do álbum e um clipe à altura seria ótimo.

    Sobre aprovação de um artista por outros, com certeza faz toda a diferença. Ouvir Arcade Fire fica ainda melhor sabendo que David Bowie/Byrne fazem questão de dividir o palco com eles, e vice-versa.

    ps: um caso de lado B correto nesse ano seria Young Adult Friction/Ramona dos Pains of Bei….

    pps: ri alto com a observação [1].

  3. Altos esperei a Beyoncé mandar o Jay-Z ir buscar mais do que quer que ela estivesse bebendo.

Deixe um comentário

