Tudo no mesmo saco

Postado por Fabiano Ristow

sarney

Sarney disse ontem que a mídia tinha passado a “ser inimiga das instituições representativas”, porque ela mesma estaria se colocando como representante do povo, um papel que deveria ser do Congresso, assim criando-se um embate entre os dois.

Naturalmente, a mídia caiu em cima e criticou a suposta crítica à mídia, e quando hoje a assessoria de Sarney disse que ele na verdade não criticou a mídia e sim fez uma “exposição teórica sobre o antagonismo do imediatismo da mídia eletrônica ao prazo dos mandatos parlamentares”, a mídia criticou o fato de ele ter dito que não era uma crítica à mídia.

Talvez, se amanhã o Sarney criticar a crítica à não-crítica dele, haverá uma crítica à crítica e assim sucessivamente. Bem, como nem eu entendi o que eu acabei de falar, deixa eu ir direto ao ponto.

Eu acho que Sarney disse merda sim, mas não pelo motivo que tá todo mundo dando. Eu não vejo o discurso dele como uma crítica à mídia.

Não é verdade que a mídia se coloca como representante do povo? Eu acho que é.

E não é verdade que isso cria um embate mídia x “instituições representativas”? Eu acho que sim.

Então qual é o erro?

O erro de Sarney é achar que esse embate é um erro. Isso se ele realmente achar um erro – mas mesmo supondo que ele não tenha criticado nada, apenas exposto o antagonismo entre as duas partes e etc etc, ainda assim há outro erro: a comparação é ruim.

Primeiro porque a mídia representa o povo de uma forma e com uma finalidade tão diferentes da do Congresso que não vejo nem como colocar tudo num mesmo saco. A mídia dá voz ao povo não para se passar pelo Congresso, pelo contrário, é para se contrapor a ele. O Congresso representa o povo na hora de criar as leis que teoricamente são de interesse público. A mídia não quer criar lei, ela quer apontar a sujeira.

Segundo porque, representação por representação, acho que ninguém se sente realmente representado pelo Congresso. Ou sente?

2 Comentários

Arquivado em Politica

2 Respostas para “Tudo no mesmo saco

  1. Eu acho que a resposta está no final do seu post. Se a mídia está representando o povo é porque o Congresso não está sendo capaz de fazer isso. Se uma pessoa se sente bem representada pelos meus políticos, não dá a mínima para o que a mídia fala sobre eles. Isso inclusive acontece bastante com nosso presidente e sua popularidade impressionante.

  2. Wanderson

    É um belo post, Ristow, é um belo post. Agora faça uma resenha pra Sinédoque. Obrigado.

Deixe um comentário

