Pelo 3D

Postado por Fabiano Ristow

O desenrolar natural era mesmo que o 3D se tornasse moda, mas a coisa ta ficando séria. Dá uma olhada no trailer do Resident Evil 3, ou 4, enfim:

Notem que não é tanto um trailer de um filme quanto de uma tecnologia. Eles escancaram que o filme foi gravado com a mesma câmera de Avatar com o mesmo mérito que outros trailers esfregam que o filme ganhou a Palma de Ouro. E seguem cenas exibicionistas de objetos voando na tela. Aparentemente todas as cenas desse Resident Evil 4 ou 5 serão uma desculpa pra mostrar objetos voando na tela. Óculos voando na tela. Cacos de vidro voando na tela. Se tiver uma cena em que um personagem cospe um chiclete, não tenho dúvidas que ele voará na tela, EM TRÊS DÊ (e em câmera lenta).

Hoje foi anunciado que teremos mais uma seqüência de “O chamado”, em 3D (naturalmente), e “the studio says it hopes to ‘reinvent’ the Ring franchise by making it ‘more teen-centric than the first.’” Bons tempos aqueles em que se fazia continuação por ter mais história pra contar.

O Felipe lembrou que, com a invenção do cinema falado, começou uma corrida armamentista pros filmes acompanharem a nova tecnologia, e meu medo é que o mesmo esteja acontecendo com o 3D. Pelo menos o diálogo tem alguma função narrativa, enquanto o 3D, dadas as amostras, será um show-off infanto-masturbatório de Hollywood. Reflitão/

Sem falar que é um recurso excludente e humilhante pra quem já usa óculos.

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Cinema

3 Respostas para “Pelo 3D

  1. “Sem falar que é um recurso excludente e humilhante pra quem já usa óculos.”

    Indeed.

    Quanto ao trailer acima….SOCORRO!

    PS: Não sabia que vocês ainda escreviam aqui.

  2. Gosto de acreditar que é mera questão de tempo até conseguirem incorporar o 3D à narrativa de forma relevante. A Pixar já aponta nesse sentido, vide o curta que precede Toy Story 3, Dia & Noite, que foi projetado com o 3D em mente.

  3. bacana teu texto. eu fiz uma crítica do filme ‘a origem’ (inception) no meu blog onde falei sobre essa questão dos efeitos também, que muitas vezes estão ali pra ajudar os roteiros fracos.
    já adianto que não é o caso de ‘a origem’, filme muito bom e que vale a pena ver.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s